História

Diante de um cenário onde pairava a desesperança por parte dos Servidores Públicos com formação acadêmica detentores de cargos técnicos no Município de Goiânia, um grupo de servidores se reuniu com o objetivo de buscar melhores condições de trabalho e reconhecimento profissional, grupo este formado pelos servidores Marcílio Fernandes Gomes, Luiz Carlos Rabelo Naves, Datan Cardoso de Sousa, João da Silva Coimbra e José de Fátima. Dessa forma surgia a idéia da criação da Associação dos Servidores do Nível Superior da Prefeitura de Goiânia – ANS-PMG. E para que o objetivo almejado não se dissipasse, o grupo buscou o apoio de Servidores com formação superior que ocupavam cargos de Direção na Prefeitura.

À época, foi solicitado pelo então Assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, servidor de carreira Sr. Luiz Borges,a realização de um censo que levantasse e atualizasse a situação cadastral dos servidores, sendo essa a oportunidade de apresentar o conceito e a necessidade da criação da Associação, com o intuito de unir os Servidores em prol de melhorias para a classe.

Luiz Borges não apenas comprou a ideia, como foi em busca de mais apoio, trazendo para a equipe nomes como Valdivino José de Oliveira, José Carlos Riccioppo, Edmar Leão Lima, Ruy Pereira de Almeida, Marcelo Toledo Vilas Boas, Lucia da Cunha Ferreira Ribeiro e Sinézio Gonçalves Lima.

Foram a campo e trabalharam arduamente, até que conseguiram no dia 26 de março de 1987 realizar a primeira assembleia, para a fundação da Associação dos Servidores do Nível Superior da Prefeitura Municipal de Goiânia, ocorrida no Clube Oásis, e logo em seguida elegeram o seu primeiro Presidente o Sr. Valdivino José de Oliveira.

Alicerçado em um clima de euforia e efusividade com a concretização de um desejo, foi realizada a primeira Confraternização entre os colegas na Churrascaria do Walmor, a qual contou com a presença do então Interventor de Goiânia o Sr. Joaquim Roriz, que percebendo a força, a união, a organização e qualificação dos servidores que compõem a Associação, ficou convencido a valorizar a classe, sendo esse momento considerado como a primeira conquista da ANS.

Foi a partir desse pequeno grupo de pessoas, mas gigante em esforço e diligentes nos propósitos, que nasceu a Nossa Associação, permanecendo até hoje alicerçada nos mesmos princípios que originou a sua criação, conquistas e a união da classe.

Participem efetivamente desta Associação, fortalecendo-a no reconhecimento das categorias, sendo a reciclagem parte da vida, que em um passado bem próximo, a sua diretoria foi composta por servidores que hoje se encontram aposentados, fase esta que todos chegarão. No futuro, outros servidores estarão à frente da ANS, perpetuando as conquistas em favor dessa classe, porque Juntos Somos Mais Fortes!