Audiência no Imas

Na última segunda-feira, dia 19, estivemos na companhia dos colegas, membros de nossa diretoria, RAFAEL DE SOUZA MOTA, EDVALDO RODRIGUES DE MORAES e MARLY BATISTA DE MORAES ARAÚJO, em audiência no IMAS, onde fomos recebidos pelo Presidente, Sr. ADRIANO FRANCO VALOTTO, juntamente com o Diretor Administrativo da pasta, Sr. RICARDO PINHEIRO DOURADO, momento em que tivemos a oportunidade de levar àquele Instituto reinvindicações trazidas a nós por nossos Associados, além das inúmeras reclamações que temos recebido pelo atendimento recebido por seus usuários, e também preocupações com o futuro de nosso Instituto de Saúde.

Fomos muito bem recebidos por eles, e nos foram passadas informações da situação atual do Instituto, além das inúmeras dificuldades encontradas, ocasionadas não só pelas condições financeiras do Instituto, mas também por inúmeras irregularidades encontradas, e ainda enfrentam no dia a dia.
Percebemos a boa intenção e empenho da atual gestão, em buscar soluções para os problemas, e ao mesmo tempo, vislumbrar melhorias no atendimento ao usuário, único que, de fato, não tem nada a ver com os desmandos ocorridos ao longo dos tempos, e maiores prejudicados pelo crescente piora no atendimento daquele Instituto.
Na oportunidade, entregamos um ofício solicitamos medidas no sentido de proporcionar o atendimento por tele consulta, necessidade que se eleva neste momento de pandemia enfrentado por todo o mundo, e que é hoje, facilitado pelo incremento tecnológico, cada vez maior. Pedimos também melhora na comunicação do Instituto com os Associados, muitas vezes surpreendido por um não atendimento, em função de possíveis débitos pendentes com o Instituto, que na maioria das vezes o usuário só toma conhecimento no momento do atendimento. Foi nos prometido melhoras na comunicação com o usuário, e estudos no sentido de se implantar o tele consulta.
Não quis trazer antes esta informação, pois como eu teria que me submeter a um procedimento médico que deveria ocorrer esta semana, a utilizaria para, de certa forma, testar como tem sido o atendimento, e constatar in loco, a realidade que nos têm sido trazidas pelos nossos Associados. E infelizmente, foi uma constatação ruim, em um procedimento, que de certa forma, não poderia ter demora, acabei por passar toda a semana, lutando, e somente depois de muita discussão, tanto com a Clínica quanto no Instituto, foi dado solução, mas depois da interveniência do próprio Presidente, mesmo assim perdi toda a semana, e somente na próxima segunda-feira poderei realizar o procedimento.
Todos sabem que temos estudado uma eventual mudança para outros planos, no entanto, não é tão simples, e sobrecarregaria por demais a Associação, pois precisaríamos nos estruturar para esta transposição, já que de fato, seríamos corresponsáveis pelo plano, além de é claro, também elevar os valores pagos pelos usuários ao novo plano, além de uma possível elevação na própria taxa de contribuição à Associação.
Então temos optado em buscar uma solução no nosso plano, que já foi um dia o melhor de Goiânia, e basta que com boa vontade política, e determinação de nosso executivo e auxílio de nosso legislativo, poderemos de repente conseguir retorná-lo ao bom atendimento que já teve no passado.
De qualquer forma, seguimos buscando estas alternativas de possíveis mudanças, se não obtivermos êxito na correção de rumos de nosso Instituto, mas ao mesmo tempo, precisamos dar um voto de confiança à atual gestão, que demonstrou sim, muita disposição e vontade de corrigir tais rumos, e conseguir tornar nosso Instituto sanado financeiramente, e atendendo a todos os usuários com o devido respeito que merecem ter.
Um bom final de semana a todos!


Joaquim da Cunha Bastos Júnior
Presidente da ANS/PMG