Associaçao dos Servidores de Nível Superior da Prefeitura de Goiânia se reunem com o Prefeito

Boa noite amigos!

Desculpem o horário, mas infelizmente fui surpreendido agora a pouco, por uma colega, que se demonstrava com dúvidas em relação a uma convocação feita, em tom até parecido de ser algo oficial de nossa Associação, mas que a convocava para que “amanhã até o meio dia” estivessem assinando um documento se posicionando favoravelmente à implantação do plano com remuneração em subsídio como uma “tendência nacional”, e que “na semana que vem quase todas as categorias: procuradores, auditores, guardas, assistentes administrativos ...”, e que a nossa categoria estava na iminência de ficar de fora.

Inicialmente cumpre-nos informar que o plano dos procuradores e auditores já estão na Câmara desde o final do ano passado, não estarão indo agora. Além disso sabemos que tais categorias envolvem pequeno número de servidores, mais exatamente 178 procuradores e 196 auditores, fazendo com que possa ser possível planos que venham beneficiá-los, em função desta quantidade de servidores. Ao mesmo tempo sabemos que as categorias de nível médio, por, infelizmente, possuírem remunerações mais baixas, com um pequeno impacto poderá se tornar positivo também a elas.

Mas então me pergunto, se é tão benéfico o plano em subsídios porque não estão preparando planos na mesma linha para a Função Saúde ... para o Magistério ... me parece simples e fácil a resposta, porque sabem que estas categorias pela complexidade e elevado número de servidores, além de exercerem atividades fins que lhes permitem, ao serem atingidas negativamente, de paralisarem suas atividades com grande impacto na população.

Creio que todos sabem, ou pelo menos a maioria, de minha luta desde que assumi a Presidência da Associação dos Servidores da Carreira do Nível Superior, de buscarmos unificar toda a categoria, eliminando todas as discrepâncias para que assim se torne una. Naquele momento inicial ainda não havia esta “tendência” criado por alguns na prefeitura, de encaminhar planos em subsídios, pelo contrário buscava aquilo, que além de justo, era factível, considerando o elevado número de servidores de nossa categoria. Quem nos acompanhou desde o início deve se lembrar que chamava a atenção de que aí se encontrava nossa “força”.

Claro que tive o cuidado de analisar a ideia dos subsídios, e percebi que, exatamente pelo nosso número, seria difícil para o Município implantar algo que fosse benéfico, ou mesmo justo, a todos, ou pelo menos à grande maioria. Somos hoje mais de 800 servidores, e para se implantar um plano, cujo grande pilar baseia-se numa carga horária obrigatória e indiscutível de 8 h/dia, que por certo, indiferente do valor que venha ser seu custo, terá um grande impacto na vida das pessoas atingidas. Deste modo, à medida que conversava com colegas e a diretoria, e estudava o caso me tornava mais convicto de que o melhor caminho era nos mantermos na rota daquilo que nos propomos desde o início, ou seja, lutando por uma melhoria justa, que se estendesse a toda a categoria, sem que com isto se tornasse necessário o sacrifício de um grande número de colegas.

Pode parecer aos olhos de alguns, que o que não queremos de fato é trabalhar 8 h/dia, não é isto, a grande maioria de nossa categoria ao longo de sua história foi protagonista na prefeitura, contribuindo e respondendo ao anseio de nossa população, pela qual temos a responsabilidade de bem responder e servir. Muito pelo contrário, queremos apenas que seja algo justo, caso necessário realmente esta mudança, que a remuneração seja proporcionalmente elevada.

Mas se isto não é possível que façamos o que é certo, por isto, tenho me dedicado a defender minha proposta inicial da elevação de nosso Adicional por Desempenho Profissional a 100%, além de corrigir outras distorções dentro de nossa categoria, como na dos Analistas em Assuntos Sociais e de Cultura e Desportos, que por vezes são lotados em órgãos como a saúde, e encontram imensas dificuldades na hora de conseguirem suas progressões, por considerarem em desvios de funções, mesmo não sendo eles que tenham escolhido suas lotações.

Além disto, procurei algo factível, ou ao alcance das condições do Município, que beneficie a todos, com um impacto ao Município relativamente menor que os impactos dos outros 2 planos citados, já encaminhados ao legislativo. Para terem uma ideia, apresento abaixo o comparativo dos impactos mensais dos planos, demonstrando o número de servidores atingidos, nos 3 planos, considerando uma proporção à mesma carga horária, e para que, alguns que ainda não entenderam, possam visualizar o que estou defendendo:

 

*Olhar tabela na galeria de fotos


De tal forma que hoje chegou ao ápice em que, não só com questionamentos e até mesmo difamações, me fez vir nas redes sociais de nossa Associação, me posicionar. Devem ter observado que, apesar desta imensa luta que tenho travado, tenho evitado postar informações sobre a questão, para evitar polêmica, e até por perceber que esta pequena minoria trabalhava contra, e procuravam, ao contrário de ajudar, atrapalhar uma conquista que se tornava eminente.Não queremos aqui de forma alguma confrontar, ou mesmo questionar, conquistas de outras categorias, muito pelo contrário, toda conquista de qualquer categoria sendo justa, é merecida, e não somos nós que podemos julgar, só queremos também sermos respeitados em nossos direitos, e igualmente sermos reconhecidos em nossas atividades, de uma categoria somente de servidores graduados, com uma grande maioria pós-graduada, até mesmo em cursos de mestrados e doutorados.

Na sequência desta mensagem, estarei inclusive postando as fotos de nossa última reunião, em que, na companhia do Vereador Denício Trindade, que tem sido nosso incansável defensor, estivemos com nosso Prefeito, Íris Rezende, homem de uma vida pública quase do tamanho, ou superior, à idade da maioria dos colegas de nossa categoria, que não segue vitorioso até hoje senão por suas sábias decisões, e que naquele momento se comprometeu em nos atender.

Assim, diante desta “convocação com prazo estabelecido”, venho dizer que, juntamente com nossa diretoria, decidimos por realizar uma Assembleia Geral Extraordinária na próxima semana, para que assim todos possam tomar conhecimento dos 2 projetos, e poderem se posicionar, pois afinal, é claro, também não sou o dono da verdade, e cada um deve decidir pelo que for melhor para seu futuro, e arcar com as consequências.

Portanto, é importante que não assinem qualquer documento, antes de entenderem toda a situação, e então tomarem, conscientemente, suas decisões. A mim, como Presidente desta entidade, lidima representante e zeladora do bem de toda a categoria, resta apenas carregar a bandeira daquilo que a maioria decidir.

Me desculpo pelo longo texto, mas infelizmente era necessário e importante, não tanto como a participação de todos na Assembleia na próxima semana, para decidirem sobre o futuro de todos. Ainda amanhã, estarei confirmando aqui a data, local e horário que acontecerá, com certeza em tempo de repassarmos ao Palácio nossa decisão que deve ser soberana.

Muito obrigado a todos!

Obs: Confira na nossa galeria de fotos sobre a reunião.